Páginas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Afinal, o Alentejo não é plano!


Terra, alcatrão, Sol, chuva, vento, subidas íngremes, descidas alucinantes, lama e dureza quanto baste para uma prova da Taça de Portugal de Maratonas em BTT, foram os ingredientes principais da competição que se desenrolou no concelho alentejano de Estremoz, no passado Domingo, 18 de Maio.


Ao longo de 78 exigentes quilómetros, os 170 ciclistas que alinharam à partida, foram efectivamente postos à prova, num percurso desenhado nas proximidades da lindíssima Cidade de Estremoz, onde não faltou o habitual teste às capacidades físicas dos atletas, com a ascensão à Serra d`Ossa. Mas, as dificuldades da prova não se ficaram por aqui, visto que, desde o ponto de partida até à meta, o terreno apresentava variações de altimetria constantes, obrigando os atletas, ora a um esforço físico intenso para ultrapassar as subidas mais inclinadas – e por vezes a pé com a bicicleta ao lado -, ora a redobrar a atenção para evitar quedas nas descidas acentuadas e técnicas, provocando desta forma um enorme desgaste nos participantes, bem evidente à chegada junto aos Paços do Concelho de Estremoz.


Quanto ao desempenho final dos participantes, na geral individual, em masculinos, venceu Rui Lavarinhas (Edaetech/Meadelapeças/Petropneus), com o tempo final de 3:21:04 e em femininos, venceu Magdalena Balana (Ciclovias.com/Somafre), com o tempo final de 4:08:36. Colectivamente, a equipa vencedora foi o BTT Loulé/Barbot - Casa Jesuino/Finibanco, com 24 pontos.

Dos ciclistas da equipa riomaiorense Dinazoo/Drossiger/Clube do Mato, Valter Martins foi uma vez mais o melhor atleta da equipa, conseguindo o seu melhor resultado de sempre em provas da Taça de Portugal de XCM, com o 25º lugar final, 9º Veterano A, em 3:48:56, seguido de Pedro Pinheiro, 47º da geral, em 3:55:11, e o terceiro elemento a pontuar para a equipa foi Ângelo Costa, em 88º da geral, em 4:13:13, fechando a participação da equipa José Azevedo, em 119º da geral, em 4:33:00. Concluíram a prova dentro do horário de controlo 143 atletas. Colectivamente, a equipa alcançou o melhor resultado de sempre, ou seja, 11º lugar, com 154 pontos, entre 18 equipas que pontuaram para a classificação.

O calendário da Taça de Portugal de XCM sofre um interregno de 2 meses até à próxima prova a realizar em Cantanhede, no dia 13 de Julho. Até esta data, os atletas da equipa Dinazoo/Drossiger/Clube do Mato irão apurando a forma física em provas federadas e populares de BTT e estrada.

Sem comentários: